Quinta-feira, 27/06
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Núcleo Gastronomia Terra da Maçã
Você está em: Página inicial > Apresentação dos Núcleos > Núcleo Gastronomia Terra da Maçã
Voltar

O Núcleo Setorial de Gastronomia Terra da Maçã de Fraiburgo, foi fundado em 06/04/2010. O objetivo era congregar empresários do segmento para desenvolver a cultura do associativismo, e juntos buscar melhorias para os seus negócios.

Milhões de brasileiros descobriram o prazer de cozinhar e ganhar dinheiro com isso. O setor de gastronomia já emprega mais gente do que o da construção civil, e continua crescendo. Segundo matéria realizada pelo G1 Jornal da Globo, em Abril de 2012, seis milhões de brasileiros estão num mercado aquecido em fogo alto. A gastronomia movimentou R$ 180 bilhões no Brasil no ano passado, um crescimento de 80% em cinco anos.

Segundo a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, o setor gastronômico fatura o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e é responsável por 8% dos empregos diretos no país, o que representa quase seis milhões de pessoas.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, o setor de alimentação emprega mais de 100 mil trabalhadores e exige cada vez mais mão-de-obra qualificada. Os recentes investimentos de grandes redes de restaurantes e hotéis internacionais no Brasil, estão tornando o segmento cada vez mais competitivo. Dessa forma, as oportunidades de trabalho estão se ampliando e a busca por profissionais qualificados aumenta a cada dia.

E isto não é diferente no sul do Brasil, Santa Catarina, que traz uma cultura diferenciada e diversificada graças a influencias dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões do estado, destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana.

Em função disso, identificamos um grande potencial de desenvolvimento do setor no município de Fraiburgo, porém as empresas necessitam ações de desenvolvimento técnico e de gestão para melhorar seus negócios e aumentar a competividade que resulta na geração de emprego e desenvolvimento da economia local.

Atualmente o Núcleo é composto por dezesseis empresas.