Sexta-feira, 22/03
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > Vamos ler um livro?
Voltar

Vamos ler um livro?

01/01/2019

“Estou atrás das minhas histórias!” Essa foi a colocação da dona Ivanira Ribeiro, de 54 anos, quando questionada o que buscava na geladeira do projeto Viva Lendo,  que estava disponível no estacionamento do supermercado Big Bom, no centro de  Fraiburgo. Ela, que embora tenha somente a quarta série completa, disse que aprendeu muita coisa e viajou a muitos lugares e histórias, por meio dos livros.
Ivanira reside em Fraiburgo desde 2009 e ergue com orgulho os livros que pega semanalmente para ler. O ritmo é ditado por ela mesma, logo após o almoço, antes de dormir e sempre que tem uma horinha de folga. Aposentada, ela disse que os livros trazem a ela momentos únicos de imaginação e que as geladeira do projeto Viva Lendo, facilitaram o acesso aos livros para muitas pessoas.
O projeto desenvolvido pela Associação Empresarial de Fraiburgo, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, conta com o apoio e a parceria da empresa Fischer, que acredita e estimula a iniciativa. O Viva Lendo, que tem como slogan: “Alimente de saber”, está disponível em Fraiburgo em dez pontos específicos, que são constantemente deslocados para ampliar o acesso do público.
Para participar, basta localizar uma das geladeiras, que estão recheadas de livros e revistas e escolher aquele de sua preferência. O leitor pode levar os livros para casa e quando terminar de ler, devolver na geladeira, para que outras pessoas também possam ter acesse aos mesmos.
Para ilustrar as geladeiras o Núcleo de Jovens Empreendedores desenvolveu, junto as escolas de Fraiburgo, um concurso de desenho. Os vencedores, receberam instruções de grafitagem e aplicaram o conhecimento nas  geladeiras, que foram personalizadas e ganharam a cara da campanha.
Depois disso foi a vez de alimentar as geladeiras com os títulos arrecadados em campanhas desenvolvidas pelo núcleo desde 2016 em Fraiburgo. Nas ruas, a campanha já é um sucesso e atrai cada vez mais adeptos, seja pela curiosidade, seja pelo apreço pela leitura.
Para a Fischer S/A Agroindústria, empresa apoiadora da iniciativa, a educação é primordial para a formação de uma sociedade mais digna, justa, evoluída e com perspectiva de um futuro. “Esperamos que a comunidade continue aproveitando e usufruindo deste benefício e parabenizamos o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIAF pela iniciativa” afirmou o diretor Arival Pioli.

Fonte: ACIAF