Quarta-feira, 16/01
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > Programa Empreender na prática
Voltar

Programa Empreender na prática

12/11/2018

A regra do empreendedorismo é simples: Ideia + trabalho duro = sucesso. Na Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), essa receita conta com um importante incremento: a socialização. Na entidade, nove núcleos empresariais contam com mais de cem empresários de diversos segmentos e portes, o objetivo é um único: desenvolvimento.
Se no papel a receita parece simples, no dia-a-dia a situação não é tão simples assim. Diversos fatores acabam interferindo, gerando situações particulares e alterando resultados esperados. Se no sentido mais simples da palavra, empreender significa pegar uma ideia e colocá-la em prática; no cotidiano dos empresários, essa fórmula é acrescida de muita disposição.
Na ACIAF o Programa Empreender, desenvolvido segundo modelos do Sebrae, Visa Multiplicar Boas Práticas, Fomentar A Capacitação E Principalmente, Promover A Integração E A Socialização. A entidade conta com o programa desde 1997. De lá para cá foram muitos avanços. Atualmente a entidade conta com oito núcleos empresariais. Um dos primeiros fundados e em atividade até os dias de hoje é o Núcleo de Auto Reparadores, que conta com empresários atrelados a área de mecânica automotiva. 
Outro núcleo da ACIAF é o do Setor Construtivo, que reúne os empresários dos ramos de Construção e Acabamento e Corretores de Imóveis.  Em meio a reunião desse grupo surgiu a ideia da Expo ACIAF, que posteriormente se tornou o carro chefe dos eventos da entidade, e regionalmente a maior feira multissetorial. Outra conquista desse grupo foi o Projeto Espelho que visou a desburocratização na liberação de informações dos cadastros de imóveis.
O Núcleo de Gestão de Pessoas envolve profissionais do setor de Recursos Humanos das empresas associa das. Nesse núcleo o foco além das atualizações constantes da atividade, está o compromisso na formação de profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho. Nesse sentido é realizado o Feirão do Emprego, com orientações sobre como se portar e elaborar o seu currículo, bem como, desenvolvido o projeto Gente de Bem, que conta com palestras nas escolas e unidades de estudos.
O Núcleo de Entidades do Terceiro Setor foi lançado recentemente e tem a finalidade de contribuir com orientações de gestão e funcionalidade das organizações sem fins lucrativos do município. Por meio da expertise da ACIAF são multiplicadas boas práticas, em especial, no âmbito do voluntariado.
A ACIAF ainda conta com o Núcleo de Jovens Empreendedores que conta com empresários de diversos segmentos e visa especialmente a socialização, integração e a geração de negócios. Nas práticas desenvolvidas pelo núcleo o destaque para o show de humor anualmente promovido como opção de lazer e entretenimento; Feirão do Imposto que visa despertar a conscientização sobre a alta carga tributária brasileira; Inspire que visa multiplicar boas práticas de empresários fraiburguenses e da região, bem como o projeto Viva Lendo, que objetiva despertar o gosto pela leitura.
No setor gastronômico, a entidade conta com diversos empresários, que embora com empreendimentos próprios, se unem para desenvolver ações. O jantar de posse da diretoria da ACIAF é um dos organizados pelo grupo.
Outro núcleo existente é o de Agronegócio que reúne empresários do setor primário. A integração possibilita mais informações aos produtores, bem como, mais desenvolvimento. No calendário do núcleo a Agrofest é uma das ações fixas, que visa demonstrar a importância do segmento, além de promover a socialização. 
No setor territorial, a ACIAF ainda conta com o Núcleo São Miguel, que mobiliza empresários localizados no bairro São Miguel, um dos maiores de Fraiburgo. O objetivo é desenvolver os negócios a fim de melhorar o bairro. Nas conquistas estão a implantação de uma unidade bancária nas imediações, ações de estímulo aos moradores do bairro e a grande ação social Amigos do São Miguel que visa oferecer produtos e serviços a comunidade carente.
O diretor de núcleos, Fabio     , destaca que já são inúmeras conquistas e serão ainda muitas outras “Aliando empresários empenhados em buscar resultados, a ACIAF com todo o know how que possui na área de gestão empresarial e a credibilidade do Programa Empreender, se tem a certeza da contribuição significativa desse modelo a todos os participantes” finalizou. 

Fonte: ACIAF