Sexta-feira, 14/12
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > Pessoas: o poder da transformação
Voltar

Pessoas: o poder da transformação

07/11/2018

Você, seja empregado ou empregador, deve saber a importância das pessoas dentro do processo empresarial. Seja na tomada de decisões ou na execução das atividades mais simples do dia-a-dia, as pessoas, funcionários ou colaboradores, conforme queiram ser mencionados, são destaques nas empresas do futuro e vem constantemente recebendo a atenção, seja por meio de aprimoramentos ou capacitações.
Segundo a empresária, Sonia Lacowicz, que iniciou suas atividades profissionais em 1984 na empresa Pomagri e atualmente conduz a própria empresa, a Polpa Brasil, “colaboradores são elementos essenciais no processo empresarial, afinal, são eles que garantem o suporte a todo desenvolvimento almejado pela organização”.
Com aproximadamente 200 colaboradores, a Polpa Brasil é uma empresa especializada em fornecer frutas para produtos alimentícios industrializados e que atende as maiores empresas do segmento do país. Foi viabilizada por um “sonho grande”, além do engajamento de muitos e o poder de superação que proporcionam a manutenção desse constante crescimento.
Para garantir o envolvimento e a capacitação de seus colaboradores, a Polpa Brasil lançou em 2016 a UPB - Universidade Polpa Brasil, desenvolvida exclusivamente para os colaboradores da empresa, com foco inicial no processo de integração de novos colaboradores e na segurança de alimentos. Em 2018, a UPB terá um upgrade, já definido no planejamento estratégico que foi executado em parceria com a Função Dom Cabral e que colocou seus colaboradores como pilar fundamental para o crescimento da empresa – Agora sim podemos dizer que a UPB vai passar de sonho grande para uma grande realidade.
Dentre as qualidades observadas nos colaboradores e prerrogativas na hora da contratação, a empresária destaca o mindset de crescimento do candidato, ou seja, o modelo mental que possibilita incrementar sua própria inteligência e melhorar seu desempenho, buscando alternativas e resolutividade para os problemas, com persistência, resiliência e superação.
“Essa característica é simplesmente fantástica, afinal todos nós temos potencial de desenvolvimento e as pessoas que querem crescer sabem que não nasceram sabendo e tem a capacidade de aprender, inclusive com seus erros, basta tomar esta decisão simples”, destacou Sonia, validando as pessoas no processo de criação e desenvolvimento da organização.

Educando para os caminhos do progresso
Se as pessoas são as ferramentas essenciais para o desenvolvimento da economia, uma iniciativa deve ser prioridade, em especial, a todos que buscam destaque onde estão atuando: a formação pessoal. Essa é a avaliação da pró-reitora da Uniarp - campus de Fraiburgo, Soeni Yamaguchi. Ela que assumiu o desafio de estar a frente do campus universitário, desde outubro de 2015, garante que o único caminho para que a comunidade local possa efetivamente se desenvolver é por meio da educação.
Soeni enaltece que a educação, além de abrir portas, cria oportunidades, que somente uma formação completa pode possibilitar. Nesse processo, Soeni destaca que a Uniarp, desde 1992, em Fraiburgo, é uma das ferramentas que contribui com esse processo. Nesses mais de 25 anos, diversos cursos foram incorporados na programação do campus, disponibilizando uma ampla e vasta área de formação.
Se a formação é voltada para que está ativo no mercado de trabalho, na Uniarp ela também é complementar para todos os públicos, em especial, a terceira idade, por meio da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), que atende mais de 100 idosos com programas de integração, aprendizagem e socialização.
“Nossa missão, enquanto universidade, é colaborar com o desenvolvimento das pessoas e organizações, formando profissionais que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural local” afirmou Soeni.
Atualmente o campus de Fraiburgo conta com mais de 400 estudantes nos cursos de  Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Tecnologia de Estética e Cosmética, Enfermagem, Geografia, História, Matemática, Letras, Educação Física, Pedagogia e Psicologia. Ainda estão ativas duas pós-graduações: gestão de pessoas e bussines e outra em finanças, controladoria e custos.
Com a perspectiva de atender um volume cada vez maior de alunos, a Uniarp vem se reinventando, renovando e aprimorando.  Para a pró-reitora, o desafio não é só atender mais, mas especialmente, atender com primor as necessidades e elevar o conhecimento e o profissionalismo

Fonte: ACIAF