Terça-feira, 14/08
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > Conheça as vantagens de contratar um estagiário
Voltar

Conheça as vantagens de contratar um estagiário

06/02/2018

 Seja de pequeno, médio ou grande porte, as empresas podem fazer a contratação de estagiários, capacitando os jovens para o mercado de trabalho, sem que para o mesmo, haja necessidade de vínculo trabalhista. Essas são algumas das vantagens para o empregador, que são milhares de vezes multiplicadas também para o estagiário, que passa a contar com uma expertise diferenciada e uma competitividade a mais no mercado de trabalho, decorrente em especial, da qualificação, aliada a experiência na função.

Em Fraiburgo, a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), disponibiliza uma ferramenta para contratação de estagiário, que otimiza o tempo e diminui a burocracia, trata-se da AGISC, por meio da Fundação Carlos Jofre, de Lages. A parceria é otimizada pela Facisc e todos os associados da ACIAF podem fazer uso do mesmo.

O procedimento é simples. Para os estagiários interessados, a orientação é que tenham idade mínima de 16 anos e que estejam estudando. De posse de currículo, se dirijam para a ACIAF para efetuar o cadastro. Esse documento passa a integrar o banco de currículos da AGISC e fica a disposição das empresas que buscam estagiários para a finalidade do curso ou da propensão escolar do estudante.

Por outro lado, os empresários interessados em contratar um estagiário, podem solicitar a vaga na ACIAF ou diretamente na AGISC, informando a área de atuação do mesmo. De posse dessas informações são selecionados os c urrículos e encaminhados para entrevista na empresa solicitante.

A empresa preenche uma documentação referente a autorização de contratação do estudante, que é entregue na ACIAF ou diretamente a AGISC. A partir disso, o estudante passa a poder atuar junto a empresa.

Conheça algumas das vantagens de contratar um estagiário

Com o mercado competitivo, as empresas procuram, cada vez mais, pessoas qualificadas para atuar nas organizações. Frente a essa necessidade, é muito vantajosa a contratação de estagiários, afinal, os estudantes são qualificados e com bom nível intelectual. Além de ter disposição para aprender e garra para vencer desafios, os alunos buscam no estágio o intercâmbio entre o que se absorve na sala de aula com a prática das organizações. E as empresas, com isso, tem o benefício de unir a experiência do seu time de colaboradores, com a ousadia, reciclagem e atualização de informações que esse jovem traz consigo.

 Na parte legal, a Lei do Estágio prevê a isenção de praticamente todos os encargos sociais previstos na CLT, como 13º salário, férias e FGTS, ficando ainda mais interessante o investimento, por parte da empresa, destes recursos financeiros em programas, cursos e especializações para melhor qualificar esse profissional. Afinal, ele é treinado para, quem sabe, no futuro ser efetivado, assumindo áreas e atividades essenciais para a empresa. Mais ainda: a companhia contribui para o desenvolvimento profissional do aluno, pois incentiva a frequência escolar, já que para estagiar o jovem precisa necessariamente estar frequentando aulas, de cursos de nível médio ou superior, regulares ou profissionalizantes. Fato que lhe assegura o primeiro e decisivo passo para o desenvolvimento da carreira.

Fonte: ACIAF