Domingo, 21/07
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > ACIAF participa de reunião da Câmara Regional da Educação
Voltar

ACIAF participa de reunião da Câmara Regional da Educação

17/04/2019

A primeira reunião do ano da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação foi realizada no SESI de Caçador nesta quarta-feira (17), e contou com a participação da  Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF). Na ocasião, o diretor de educação do SESI e do SENAI, Claudemir Bonatto, apresentou o novo foco do Movimento em 2019: educação básica completa e a formação profissional compatível com a função que o trabalhador exerce. As diretrizes foram apresentadas para educadores, empresários e representantes das várias entidades que fazem parte da Câmara Regional. 
A Câmara Regional se destaca pela grande representatividade de entidades educacionais de 24 municípios. Entidades como Gerência Estadual e Secretarias Municipais de Educação, institutos e entidades educacionais como IFSC e UNIARP, Academia Caçadorense de Letras, Epagri, Associações Empresariais, SESI, SENAI, SESC, SENAC, SENAR, SEST/SENAT. O objetivo com as reuniões é de pensar em rede maneiras de melhorar os índices educacionais da região. 
Cerca de 600 mil trabalhadores do setor produtivo de Santa Catarina ainda não concluíram a educação básica. “Este ano, o foco se volta para a elevação da escolaridade do trabalhador, bem como a sua qualificação, trazendo um olhar para as entidades SESI, SENAI, entre outras do Sistema S”, detalhou Bonatto. “Em nações desenvolvidas, 35% dos alunos do ensino médio fazem também um curso técnico integrado ou concomitante. No Brasil esse índice não passa de 11%”, acrescentou.  
O Movimento tem foco no processo de mobilização, articulação e influência. Ele iniciou em 2012 com o Movimento A Indústria pela Educação, liderado somente pela FIESC. Em 2015 com a vinda de outros parceiros, como FECOMÉRCIO, FETRANCESC, FAESC e Secretaria de Educação do Estado o Movimento foi crescendo e se tornou Movimento SC pela Educação. Em 2018, a Câmara realizou 129 ações. Em 2019 a Câmara já realizou 15 ações.

Fonte: ASCOM FIESC/ ACIAF