Sábado, 23/03
ºC
ºC
Fale com a ACIAF 49 3246.3576
Notícias
Você está em: Página inicial > Notícias > ACIAF e CDL emitem nota de alerta a empresários
Voltar

ACIAF e CDL emitem nota de alerta a empresários

15/02/2019

Prezados Associados.

 

Embora bastante divulgado e conhecido pela comunidade empresarial, o “golpe da lista telefônica” ainda faz muitas vítimas em diversas cidades do país e, obteve-se a informação de que, recentemente, fez uma vítima em nossa cidade.

 

O referido golpe consiste, geralmente, em um contato com a vítima solicitando os dados cadastrais e/ou a confirmação destes sob o argumento de que serão necessários para publicação na tal lista telefônica, ressaltando se tratar de um procedimento gratuito, ou seja, sem qualquer custo/ônus.

 

Em seguida, eles enviam uma espécie de formulário, o qual solicitam seja assinado, carimbado e enviado por fax ou e-mail, geralmente pedindo urgência em tal providência, porém, em tal formulário, geralmente em letras menores e que passam despercebidas pela vítima, consta que ela está contratando e pagará por tal serviço/produto.

 

Depois de algum tempo, então, a vítima é surpreendida com um contato/telefonema de cobrança das faturas não pagas e que estão em aberto, por conta da inserção dos dados da vítima em lista telefônica ou anúncio publicitário.

 

A partir de então, caso não haja o pagamento, começam as pressões/ameaças de negativação, protesto e cobrança judicial, sob a alegação de que os valores são devidos diante do contrato/formulário assinado, onde algumas vítimas, sentindo-se pressionadas/coagidas, acabam pagando e arcando com o prejuízo.

 

Assim, diante da notícia de que, recentemente, o golpe voltou a ser aplicado na nossa cidade, cumpre alertar aos associados para que fiquem atentos às propostas de publicidade em lista telefônica, em especial aquelas “sem custo”, redobrando o cuidado e atenção antes de assinarem qualquer documento em tais situações.

 

Fraiburgo/SC, 14 de fevereiro de 2019.

 

Câmara de Dirigentes Lojistas de Fraiburgo/SC – CDL

Isaque Dutra de Lima

Presidente

 

Associação Empresarial De Fraiburgo – ACIAF

Wilson Ribeiro Cardoso Junior

Presidente

 

Fonte: ACIAF